quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Arvore de Natal Sustentável
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Biosfera é finalista do Prêmio Bosch de Jornalismo
O Biosfera é um dos finalistas do Prêmio Bosch - Puc Campinas de Jornalismo!
Confira os selecionados:
01 - Os donos da Rua- vídeo
02 - Biosfera- programa de televisão
03 - Inércia- livro-reportagem
04 - Saiba + Net- site
05 - Rádio Fulana no Ar- rádiojornalismo
06 - Maturacá- Fotojornalismo
07 - Farmabase- Assessoria de imprensa
08 - Ema Engenharia- Assessoria de imprensa
09 - Transportadora Americana- Assessoria de imprensa
10 - Eu da favela- Fotojornalismo
11 - O trem nosso de cada dia - Vídeo
Os critérios de escolha foram:
a) seleção interna: nota máxima dos dois julgadores da categoria de Qualidade da publicação jornalística (texto,roteiro, diagramação, edição final). Na categoria monografia nota máxima em todos os quesitos.
b) seleção externa, composta por profissionais da Comunicação da Robert Bosch: qualidade do produto jornalístico e viabilidade editorial e comercial, ou seja, implantação no mercado.
Serão premiados : 1º, 2º e 3º lugar e também, menção honrosa.
Fonte: AI Puc-Campinas
A festa de entrega dos prêmios será realizada no dia 17 de dezembro, quarta-feira, às 20h, no Videokê Club (Rua Oriente, 35, Chácara da Barra, próximo a Avenida Norte-Sul) e reunirá os alunos e convidados dos três cursos (jornalismo, PP e RP).
Contamos com a presença de todos para prestigiar o grande evento!
Abraços Sustentáveis!
Equipe BIOSFERA
sábado, 6 de dezembro de 2008
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Mundo ambiental com olhos para a Polônia
Começou nesta semana a 14ª Conferência do Clima da ONU, desta vez realizada em Poznan, na Polônia. Os assuntos a serem discutidos não são diferentes dos que já foram pregados nas demais reuniões, desde a primeira, realizada em 1992, no Rio de Janeiro, a RIO-92.
Em contrapartida, alguns temas devem ser debatidos de maneira efusiva, um deles é a utilização do carvão (material que estima-se seja responsável por 80% do aquecimento global). Isso porque a Polônia depende maciçamente do material, e tem procurado realizar acordos nas negociações com o grupo representado pela ONU. Muitas concessões já foram feitas para a Polônia, e o país do leste europeu ainda quer mais.
Tanta liberalização em relação aos poloneses pode se tornar perigoso, principalmente quando problemas em relação ao clima se tornam cada vez mais agravante.
O que me parece nestas reuniões é que pouco se discute sobre aquilo que realmente importa, que é o combate a todo tipo de poluição em grande escala em termos mundiais. O foco principal sempre é algum acordo de países desenvolvidos e sobre como conseguir a continuidade de suas ações poluentes, vide Estados Unidos e o Protocolo de Kyoto, que se expira em 2012.
De qualquer maneira, veremos, nos dias 11 e 12, quando ocorre a reunião ministerial na conferência, as resoluções a serem aplicadas e o principal, se o meio ambiente estará protegido de mais uma atitude egoísta de alguns países em não se preocupar com o resto do mundo.
Qual o papel da reunião?
Os países devem trocar informações sobre a emissão dos chamados gases do efeito estufa, criar estratégias para conter essas emissões e cooperem na preparação de políticas para se adaptar ao aquecimento da Terra.
Mais informações sobre a 14ª Conferência Climática podem ser obtidas no site oficial da reunião http://unfccc.int/2860.php.
Já neste link você poderá observar como é a cidade de Poznan, que recebe o encontro http://www.euronews.net/pt/article/18/09/2008/poznan-prepares-for-un-climate-conference/
Thiago Toledo