quarta-feira, 29 de abril de 2009

BIOSFERA no Intercom!

O programa BIOSFERA foi um dos escolhidos para participar do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, o chamado INTERCOM, que acontece na UFRJ, no Rio de Janeiro, de 7 a 9 de maio.


O projeto, inscrito na modalidade "Programa laboratorial de telejornalismo", será apresentado no dia 8, entre às 9h e 10h, no Prédio da CPM – Laboratório de TV e Vídeo da universidade.

Assim, convidamos os cariocas, alunos, professores, amigos, familiares e todos mais que queiram prestigiar mais essa conquista do programa do Desenvolvimento Sustentável!

Um grande abraço e nos vemos na Cidade Maravilhosa!

LARCF

domingo, 26 de abril de 2009

Comentário para o Vozes do Clima do Fantástico


Aqui está uma contribuição para o blog da série Vozes do Clima, do Fantástico:

"
Mais um excelente programa, que nos mostra uma triste realidade.

O ideal de proteção da Amazônia, porém, bate de frente diretamente com o hábito de praticamente cada habitante do Brasil.
O consumo diário de carne, a compra sem pesquisa de produtos de madeira. Como mudar isso?

Honestamente, é uma situação deveras complicada, que beira uma solução impossível. Durante um período de trabalho na revista de jornalismo ambiental Terra da Gente, da EPTV Campinas (afiliada da Globo), pude acompanhar a produção de uma reportagem para a edição de número 57 (de janeiro de 2009). A matéria, com o título "O poder da escolha" aborda o assunto de desmatamento e venda de madeira ilegal, e também explana a incrível dificuldade de se adquirir madeira certificada no país.

Eu mesmo tive essa dificuldade em Campinas. Na busca de um móvel para minha casa, vasculhei todas as lojas de móveis da cidade. E NADA. Ao perguntar se os móveis tinham certificação FSC, muitos tentavam enrolar, falando que sim, quando na verdade pensavam que eu estava solicitando a nota fiscal.

Por acaso algum dos telespectadores e participantes desse blog tem conhecimento de onde pode-se adquirir esses produtos? Pois desde então, eu ainda nao consegui encontrar.

Caso sim, peço que entre em contato comigo pelo email corvini.ds@gmail.com, ou pelo blog http://biosferatv.blogspot.com.

Obrigado, parabéns novamente pelo programa e até a próxima!
"

Luis Corvini Filho

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Nesse dia da Terra...

22 de Abril - dia da Terra - um momento de importante reflexão sobre o futuro de nosso planeta.

Por isso, sugiro para nossos visitantes que acessem esse link para o youtube de um vídeo do Greenpeace sobre nossas ações como seres humanos.


Abraços Sustentáveis


Luis Corvini Filho

sexta-feira, 17 de abril de 2009

BIOSFERA - Programa Completo

Confira o programa completo aqui e também no YouTube!








sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ibama realiza Workshop com jornalistas para preservação da fauna

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) promoveu, nesta quinta-feira (02/04), um Workshop para jornalistas, com o objetivo de debater e sugerir uma nova forma de exposição da fauna nos meios de comunicação. As palestras tinham por objetivo obter o auxílio da mídia no combate ao tráfico de animais e também na conscientização da população frente ao comércio ilegal de animais.

Dentre as tópicos abordados e amplamente discutidos pelos participantes (entre eles, membros de grandes conglomerados televisivos, revistas e sites com a temática do meio-ambiente), destacaram-se a relação da mídia com a exploração visual da fauna silvestre, a fiscalização e tráfico de animais silvestres.

Os jornalistas questionaram, porém, os motivos do posicionamento dúbio do órgão governamental, no momento em que prega a ilegalidade do tráfico, mas simultaneamente permite a criação e reprodução de pássaros cantores, como o Coleirinha (S. Caerulenscens), Curió (Sporophila angolensis) e Trinca-Ferro (Saltator similis), todos animais silvestres, por passarinheiros de todo o país.


Workshop aconteceu na sede de São Paulo do Ibama

Em sua palestra, Airton de Grande, analista ambiental do Ibama, relembrou os profissionais de mídia da importância dos animais para a cadeia sustentável da natureza, onde os bichos ajudam no cultivo de árvores e plantas de consumo humano, como o palmito, por exemplo. Lembrou também que, em cada 10 animais capturados, somente 1 sobrevive e chega ao destino final.

Por fim, o palestrante sugeriu uma mudança de paradigma da mídia, incentivando a implantação de 16 ações pela imprensa, em prol do meio ambiente. Dentre elas, destacaram-se:

- A não-exibição de animais silvestres sem origem legal;

- O cuidado ao exibir animais silvestres com origem legal, dada a possibilidade de estímulo do público em adquirir estes animais;

- O não-estímulo do animal silvestre como pet, tampouco de suas características como afetividade com humanos, doçura, inteligência para aprendizado;

- O cuidado ao exibir na dramaturgia (novela, cinema, teatro) animais silvestres em cativeiro, ainda que tenham origem legal;

E uma das mais interessantes: Em reportagens sobre o tráfico, durante a exibição dos métodos cruéis utilizados pelos traficantes para o transporte dos animais, buscar o esclarecimento do espectador que não se deve comprar o animal silvestre como forma de fim daquela situação de tortura, pois isso só virá a aumentar a captura dos animais.

Resta agora saber como tais sugestões serão realmente absorvidas e introduzidas na produção de pauta e conteúdo da imprensa.

Estaremos de olho...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dane-se!

Grande sacada da tirinha do Adão Iturrusgarai na Folha de S. Paulo de primeiro de abril.
Vamos mudar isso?