quinta-feira, 20 de agosto de 2009

BIOSFERA - VERDE

Bambu: muito mais que uma planta

Fernanda Bugallo

“Não se colecionam bambus apenas pelo prazer de admirá-los. Naqueles que observam, estudam e ama este vegetal, gera-se uma visão menos pessimista do futuro do planeta. Muitos problemas ecológicos poderiam ser resolvidos, pelo menos em parte, com o bambu” (Y.Crouzet – Bambuseraie de Prafance)

Para você que gostou da reportagem conheça um pouco mais sobre a arte do bambu!!!Versatilidade, leveza, resistência e facilidade em ser trabalhado com ferramentas são algumas das características do bambu. Quem olha para ele não imagina quantas possibilidades de uso pode ter.

A primeira vista é somente uma planta que vive em companhia de outras. No entanto, para os chineses o bambu é considerado uma família com mãe, filha, avó e até bisavó.

No decorrer da história o bambu tem acompanhado o ser humano, seja fornecendo alimentos e até abrigo.

O livro dos autores Antonio L. Beraldo e Marco A.R.Pereira “Bambu de corpo e alma” conta que a história do bambu remonta ao começo da civilização na Ásia, acreditando que sua origem está no Período Cretáceo, um pouco antes do início da era Terciária, quando surgiu o homem.

A principal característica dessa planta, é sem dúvida alguma, a velocidade do crescimento. O bambu cresce mais rápido do que qualquer outra planta do planeta e necessita, em média, de 3 a 6 meses para que um broto atinja sua altura máxima. Além, é claro, da eficiência do seqüestro de carbono da atmosfera.

Se você quiser conhecer isso e muito mais está dada à dica. Leia o livro “Bambu de corpo e alma” e entenda um pouco sobre a questão estrutural dessa planta, suas aplicações na área de engenharia e sua utilidade no processo terapêutico e pedagógico.

Nenhum comentário: