quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Biosfera no ESTADÃO II

Desta vez o Biosfera abriu espaço para a Fotografia na agenda. Não era fotografia Sustentável, nem mesmo ecológica, mas valeu a participação com certeza!!!


2º Dia


Na Semana Estado de Jornalismo, o segundo dia foi dedicado ao fotojornalismo. Duas feras da imagem literalmente bateram um papo com os estudantes. O fotógrafo Juca abriu a tarde de quarta-feira mostrando a interatividade da fotografia. Com os "programas" do Estadão abertos na tela, mostrou, enquanto falava, como acontece na prática o trabalho de fotografia do jornal.

Uma apresentação que contemplou a pauta, a captação, a edição/transmissão e a publicação. Resumindo Juca e suas experiências em coberturas fotográficas (olimpíadas, guerra, etc... etc...), pode-se usar a duas declarações do fotógrafo em relação ao risco na busca da imagem:

“Dose de risco a gente sempre vai ter”.

E para completar não poderia deixar de fora a citação que, provavelmente, estará em algum epitáfio da vida:

"Quero estar vivo para fazer a próxima pauta”. (autor: Juca. Data: 24/09/08).

O segundo palestrante impressionou os alunos. Paulo Pinto exibiu uma seleção de imagens (olimpíadas, desastres, futebol e mais futebol) que não ouve aluno que conseguisse segurar um "óhhhh".

As fotos falaram por Paulo Pinto. Um fotógrafo de Pelotas que mudou-se para SP, segundo Ornelas.

Amanhã, o Biosfera acompanha um debate com o conhecido FHC. A expectativa, é entrevistá-lo.

Alcançaremos este objetivo?

Confira nos próximos posts.

A vocês leitores, um texto falando sobre fotos, mas sem foto. Uma pena. Se tivéssemos a tecnologia do Estadão, resolveríamos brincando este detalhe.

logo haverá fotos.


fABIANo fACHINi

Nenhum comentário: