terça-feira, 23 de setembro de 2008

Biosfera no Estadão!!!

Isso mesmo olha a equipe do Biosfera integrada ao DS.

Fachini, Diego, Thiago, Fernanda e o editor Edson estão participando da “Semana Estado de Jornalismo”. Uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e trazer novidades para você leitor do blog, além de se preparar para oferecer um programa de TV com conteúdo e qualidade.
Agora, o foco divide-se entre o programa e a participação no 3º Prêmio Banco Real Jovem Jornalista. A pauta deste ano é: Sustentabilidade Empresarial/Saneamento.

Então, se você tiver sugestão de pauta, comunique esta equipe que almeja conquistar uma vaga entre os 4 premiados desta semana Estado de Jornalismo. As quatro melhores matérias serão publicadas no caderno A do Estadão na página 20. Estes 4 finalistas vão para a final com outros 12 classificados. Destes, apenas 1 ganha uma bolsa de estudo em Navara.
Pensamento positivo!!!

1º Dia

Economia Ecológica e Sustentabilidade. Esse foi o tema da primeira palestra que acompanhamos na Semana Estado de Jornalismo. O palestrante foi Hugo Penteado, do Banco Real.
Durante a palestra, Hugo buscou mostrar aos alunos que o importante é pensar nas causas e não nas conseqüências das atitudes que ferem o planeta. É necessário ver o planeta como nossa casa, afirmou Hugo.



Segundo o palestrante, as conseqüências vem muito tempo depois das causas, por isso não sensibilizam as pessoas. Na opinião de Hugo, a preocupação ambiental é como a situação do fumante, a pessoa que fuma não pode ver uma foto de como vai estar o pulmão daqui ha 40 anos, então ela não se preocupa.

Hugo criticou o mito do “jogar fora”. Para o palestrante, não existe o “jogar fora”. Precisamos aprender a lidar com os resíduos que criamos, pois não há como jogar fora. Tudo fica no ambiente em que vivemos.

“O mundo não cresce”, destacou ironicamente Hugo. As pessoas acham normal a cidade se desenvolver, a população aumentar, porém, até agora, ninguém percebeu que o espaço físico do mundo não aumenta. É sempre o mesmo. Então, teremos que aprender a lidar com isso. Se hoje, no planeta, há x bilhões de pessoas, caso este número aumente para 2x, teremos de aprender a viver em harmonia com o mesmo espaço físico do mundo.

Uma pena, pois se o mundo fosse de elástico ou borracha, bastava dar uma esticadinha nele!!! Iríamos ver muita gente vivendo pelas berradas.

Hugo abordou ainda questões como a mudança de valores, as teorias falsas dos economistas, entre outros. Mas isso você confere na própria apresentação de Hugo, que disponibilizaremos a seguir no blog.

Para conhecer o blog do Hugo penteado, acesse: http://www.nossofuturocomum.blogspot.com/
MAS LEMBRE DE VOLTAR AO BIOSFERA!!! OK.


LEGENDA: Hugo Penteado

fABIANo fACHINi

Nenhum comentário: