segunda-feira, 4 de maio de 2009

Criatividade

A arte dos tecidos (ecológicos)

por Fabino Fachini
Já dizia uma vã filosofia: da necessidade, vem a criatividade. Foi assim com as Filós - Meninas Arteiras de Campo Grande - MS. A designer Camila Ferreira de Andrade, 24 anos, foi em busca de um acessório para usar no cabelo. Procurou em toda cidade, mas nada “estava do jeito que eu queria”. Camila, então, diante da necessidade, pôs toda criatividade, de uma jovem ousada, para funcionar. Foi aí que surgiram as flores de cabelo, feitas em feltro, que ela passou a usar.
“Eu fiz para uso próprio. Então as pessoas foram elogiando e passaram a dizer que eu tinha que vender”. Com algumas flores a mais em casa, Camila resolveu vender para as amigas da pós-graduação em Design de Interiores na Uniderp/Anhanguera. “Vendi todas”, conta a jovem.
Aos poucos, a demanda cresceu e Camila não dava mais conta de produzir sozinha, além disso, precisava de novidades. Foi aí que entraram em cena duas amigas e clientes das flores de feltro: Érica Estela e Marcela Manzig, também designers.
O convite para as amigas entrarem no negócio foi simples: “expliquei para elas que estava dando certo e se elas queriam ajudar a tornar isso um negócio. Elas toparam de imediato”.
Agora Camila e as amigas haviam criado a “Filós – Meninas Arteiras”. “Um nome que veio da minha cabeça. Além disso, pequeno e fácil de decorar: Filós”, que também lembra a originalidade das peças, todas feitas artesanalmente, destaca Camila.
Agora, o trio de filós passou a agregar novas peças ao “repertório” de tecidos. As flores continuaram a ser feitas, mas surgiram colares, tictac e palitos de cabelo, tiaras... E uma grande vantagem na hora de abrir o negócio: os tecidos foram doados.
Ao fazer contato com algumas fábricas, as Filós receberam doações de sobras de tecido. Ou seja, custo inicial apenas mão de obra. Reutilizando material, as Filós produzem acessórios ecológicos na área do fashion-desing. Outra vantagem: tem um público fiel da conhecida “moda verde”. Vale destacar, que não é apenas uma questão de conquistar o público, mas também de ser ecologicamente correta, uma necessidade de todos, que vem sendo muito questionada na atualidade.
Como os pedidos cresceram, e a clientela fica mais exigente a cada compra, as Filós começaram a comprar tecidos, além dos que recebem de doação. “isso é para compor peça com cores diferenciadas”, conta Camila.
No atelier das Filós, há um mini showroom e um oficina, onde são produzidas as peças. Entre as vendas feitas na loja, em feiras e de casa em casa, quando há necessidade, as Filós vendem de 200 a 500 acessórios. Como dependem da fase do mercado e do bolso das clientes, elas chegam a faturar em média 4 mil.
O objetivo das meninas é transformar o atelier em atividade principal das três. E logo criar uma loja na cidade, para depois ser uma marca conhecida nacionalmente. “Você sabe citar um marca conhecida por fazer só acessórios? Nós queremos se esta marca”, conta entusiasmada Camila.
“Tudo se resume a estilo e originalidade”. É assim que Camila define o material produzido pelas filós. As peças feitas de malha, com detalhes em metal, são volumosas e combinam com várias cores. “Há uma linha mais seca, mas nosso estilo mesmo é despojado, com volume”, conta a jovem.
Para usar as peças, tem que ser como as Filós: ousadas, ambiciosas, inovadoras... “não temos medo de ousar, criar e ser original. Não nos guiamos apenas pela moda e pelo mercado. Somos criativas do nosso modo e com isso trazemos a moda para nosso estilo. Assim, atingimos o publico que gosta deste diferencial, assim como nós”. Para a amiga e cliente assídua do bazar Filós, Cristina Gaspareto, “elas estão fazendo um trabalho lindo e novo na área de feshion-desing aqui no Estado. Incrível”.
NOVIDADES
Logo sai do forno mais uma novidade, o catálogo das Filós. Para combinar com o trio de filós, Camila, Érica e Marcela, tudo vai ser produzido por elas mesmas, desde a maquiagem até a produção e fotografia.
O negócio que teve início em setembro de 2008, está tendo aceitação regional além das expectativas das meninas, que agora querem ir para todo o país mostrar muito mais que suas peças: “vamos mostrar que aqui não é só pantanal e que tem muita gente competente em todas as áreas”, aponta Camila.
Para conhecer mais, acesse o blog e o orkut das meninas:
http://www.filomenasarteiras.wordpress.com/
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=8315459214178867242


IMAGENS gentilmente emprestadas pelas Filós.


por fABIANO fACHINI

3 comentários:

Anônimo disse...

show de bola em!!
parabens pras meninas FILÓS, muito boa a iniciativa

e parabens ao fachini, texto legal de+++

abs

Mari Vieira disse...

Show!!

A iniciativa é muito legal e eu, como boa paulista, acho que tem tudo para dar certo por aqui.

É uma pena que ainda não tenha chego em Campinas, teria uma pauta legal para colocar no jornal da pucc!

Parabéns as meninas e ao jornalista responsável pelo texto! hehehe

Bjoksss

Fernando Boretti - RJ disse...

Sensacionais as peças! Parabéns pela criatividade e pela consciência ecológica! São de pessoas como vcs. que o país precisa! Continuem assim!