domingo, 27 de setembro de 2009

BIOSFERA - Documentário


Filme mostra degradação na Amazônia equatoriana

por Thiago Toledo

Estreou semana passada nos Estados Unidos o documentário “Crude”, que trata da exploração da indústria do petróleo na Amazônia equatorina. O ponto de referência da história dirigida por Joe Berlinger, leva a uma das regiões com mais de 30.000 indígenas e colonos desta floresta tropical. Estas pessoas ainda sofrem por causa de uma gigante companhia de óleo americana, a Chevron. A empresa passou três décadas contaminando uma das maiores áreas de biodiversidade do planeta, poluindo ecossistemas locais. Com as plantações degradadas, houve aumento no número de casos de câncer, leucemia, fetos com problemas, e muitas outras doenças, que contribuíram com a destruição de indígenas e com o tradicional modo de vida destas pessoas.

Acima, diretor Joe Berlinger filma crianças equatorianas bebendo água purificada com a fundadora da Fundação Florestal, Trudi Styler. Foto de Juan Diego Perez.

O cineasta percorreu dezenas de locações em três continentes. Junto de sua equipe conseguiram acesso a este povoado e conseguem no filme, mostrar o drama destas comunidades. A discussão de quanto o impacto ambiental é causada por estas companhias é evidenciado o tempo todo. Segundo Kennet Turan, The Los Angeles Times, o filme é “um fascinante estudo de caso de ação política mundial”. Já para Stephen Holden, The New York Times, “raramente estes conflitos foram examinados com a profundidade e poder feito por Joe Berlinger. São personagens e eventos reais jogados na tela como um ótimo suspense”. A frase final fica por conta de Christiane Amanpour, correspondente chefe internacional da CNN,“Uma história fascinante e importante. Crude faz um trabalho extraordinário fundindo jornalismo e arte”.

Ainda não há data prevista para a exibição do documentário aqui no Brasil, que já foi vencedor em dez festivais e nomeado para mais seis. Enquanto isso fique com um pedaço deste registro nos vídeos abaixo.






Um comentário:

Luis Corvini Filho disse...

Boa Thiagão. Mande no twitter também. Abs