quarta-feira, 10 de junho de 2009

BIOSFERA Reportagem - Reciclagem de Computadores


USP terá primeiro centro de reciclagem total de PCs antigos


O Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP vai reciclar, a partir de agosto, diversos tipos de lixo eletrônico, mas em especial os computadores pessoais (PCs). A proposta prevê que o centro se torne um local de captação e encaminhamento de computadores velhos, que, segundo Tereza Cristina Carvalho, diretora do CCE-USP, normalmente teriam apenas alguns de seus componentes reciclados e o resto descartado em lixo comum.
O projeto envolve um orçamento de R$180 mil. Outra vantagem, além de ser considerado um projeto de baixo custo, é que ele de se tornar auto-sustentável, recebendo apenas 500 equipamentos por mês. Este será o primeiro centro público de reciclagem de lixo eletrônico do Brasil. Apenas na USP há um parque tecnológico com 37 mil computadores, 15 mil impressoras e 4,5 mil equipamentos de rede. Destes, aproximadamente 15% se tornam obsoletos todo ano.
No Brasil, somente em 2008, 12 milhões de novos PCs foram vendidos. O centro atenderá, até o fim do ano, apenas o campus da USP, mas estará aberto a partir de 2010 à população em geral, inclusive empresas.
fABIANO fACHINI
imagem: clique

2 comentários:

diarios de angola disse...

Fabiano,
parabenizo pelo projeto. Tenho interesse em saber mais sobre o projeto e açoes relacionadas ref. lixo tecnologico. Se tiver dicas, links, conteúdos etc, encaminhe-as.
Agradeço muito.
Leriane Cardozo
Salvador/BA

Unknown disse...

Olá leriane
Obrigado por acompanhar nosso projeto!
Muito grato.

Publicarei um post de links relacionados a projetos de reciclagem do chamado "lixo tecnológico". Assim que o conteúdo estiver pronto, envio um link para você.

abs
fachini