quarta-feira, 21 de outubro de 2009

BIOSFERA Denúncia: Impacto Ambiental

Ensaio Fotográfico mostra impacto do plástico nos oceanos

Por Luis Corvini Filho

As Imagens são chocantes. Dezenas de carcaças de pássaros mostram um interior forrado de peças plásticas. Canetas, tampas de refrigerante, isqueiros e redes de pesca são exemplos de materiais encontrados no estômago de albatrozes nas Ilhas Midway, distantes mais de 3200 quilômetros do continente.

As fotos foram feitas pelo fotografo Chris Jordan, próximas ao Rodamoinho de Lixo do Pacífico. Nesse local, concentra-se uma imensa massa de lixo flutuante, vista até por imagens de satélites. A área ocupada por esses detritos é duas vezes maior que o estado norte-americano do Texas, totalizando quase 1,4 milhão de quilômetros quadrados.

As carcaças são em sua maioria de jovens albatrozes, alimentados erroneamente pelos pais, que não diferenciam o lixo do alimento normal. Com essa dieta indissolúvel, os pássaros morrem de fome, envenenados ou engasgados. Normalmente, a expectativa de vida desses animais é de 50 anos ou mais.

A tragédia é ainda maior devido à baixa frequência de natalidade e acasalamento da espécie. Um albatroz fêmea coloca geralmente apenas um ovo por ano.

Jordan pretende com o ensaio fotográfico alertar sobre o impacto de consumo de plástico no mundo. A triste notícia é que a produção do material continua a subir a uma taxa de 9% ao ano. Cientistas acreditam que somente nos primeiros 10 anos deste século, será produzido mais plástico do que em todo o século passado.

Veja o restante das fotos aqui.


Crédito das Fotos: Chris Jordan

Nenhum comentário: