sexta-feira, 30 de outubro de 2009

BIOSFERA Linha Branca


Redução do IPI continua em produto que economizar energia

Por Diego Geraldo

A redução do imposto sobre produtos industrializados - IPI - para geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos, conhecidos como produtos da linha branca, que encerraria no próximo dia 31, foi prorrogada por mais três meses. A partir de 1º de novembro entra em vigor uma nova tabela, cujas alícotas serão estabelecidas com base na eficiência energética dos produtos, de acordo com o selo Procel.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega. "Nós estamos desonerando mais os produtos que consomem menos energia", explicou. A medida vale até o dia 31 de janeiro de 2010.

Um exemplo é o caso das geladeiras. As de "classe A", que consomem menos energia, continuam com uma alícota de 5%; para as de "classe B", a redução será menor, de 10%; e as restantes voltam para a alícota que já existia antes da redução, de 15%.

Os fogões "classe A" continuam sendo taxados em 2%; os "classe B" em 3%; e o restante volta para os 4% anteriores à redução do imposto. As máquinas de lavar "classe A" continuam pagando 10% de imposto; os da "classe B" passam a pagar 15%; e as demais voltam ao patamar de antes de abril, de 20%.

O ministro lembrou que a medida, além de manter o mercado aquecido, atende ao compromisso ambiental firmado no âmbito do G-2o. O ministro deu um alerta: "Quanto mais a indústria contribuir na redução do consumo de energia, mais o governo poderá reduzir tributos".

Energia
Presente no evento, o Ministro de Minas e Energia Edison Lobão afirmou o desejo do governo no consumo de produtos com maior eficiência enegética. Para o ministro, a economia de energia faz com que o governo não tenha que recorrer à termoelétricas de diesel e carvão para garantir o fornecimento de energia.

Segundo ele, uma redução de 20% no consumo desta linha garante uma economia gigabytes para o país. "Portanto, esta medida tem vários benefícios: ajuda o consumidor, ajuda o fabricante, gera emprego e limpa o meio ambiente", completou.

Nenhum comentário: