terça-feira, 7 de julho de 2009

BIOSFERA - DICAS

Para onde ir?

Por Fernanda Bugallo

A equipe do Biosfera preparou uma super dica para você que pretende viajar no feriado. Ah, e claro, viajar pensando no meio ambiente.

O livro “Como Viajar sem Prejudicar o Meio Ambiente” - Siân Berry -, editado pela Publifolha, defende que as viagens curtas, para destinos próximos de casa, são ótimas opções de descanso e diversão, além de serem mais baratas e amigáveis do ponto de vista ambiental.

Isso porque viagens curtas demandam meios de transportes que emitem menor quantidade de gás carbônico do que os aviões, usados para viagens longas e que liberam de 230g a 510g de CO2 por passageiro por quilômetro rodado. O livro mostra que os carros de família cheios emitem 42g, trens a diesel, 69g e ônibus apenas 9g por pessoa.

Como o livro aconselha, a melhor coisa nessas horas é viajar em locais próximos de casa. Para você que mora no interior, Campos de Jordão é um bom local, ainda mais com esse friozinho!
Bem lugares é o que não faltam, e ainda se puder viajar com mais pessoas sai mais barato para todos: você e o meio ambiente.

Segue abaixo um pequeno trecho do livro.

FÉRIAS ECOLÓGICAS

Às vezes penso que a publicidade nos faz esquecer para que são feitas as férias. Todos nós compramos a mesma imagem das “férias ideais”: uma palmeira e uma praia de areia branca ao lado de um mar azul-turquesa. Mas é isso o que realmente funciona para uma pausa perfeita? Será que viajar para longe garante mais diversão? E será que alguém merece a chatice de despender horas e horas dentro de um carro, ônibus ou avião só para passar alguns dias em uma praia paradisíaca?

Mais de três quartos dos pais afirmam que desfrutar momentos preciosos com seus filhos é o que eles mais desejam das férias. Mesmo assim, de cada dez famílias, oito enfrentam um período estressante nas férias anuais, tendo como principal problema as crianças entediadas. As pesquisas mostram que a ação e a aventura são o que as crianças realmente querem, e que até os adultos desejam mais das férias do que passar duas semanas numa cadeira debaixo do sol.
Atividades interessantes, comida boa e hospedagem confortável não requerem tomar um avião. De fato, a maioria de nós pode encontrar destinos perfeitos para as férias muito mais perto de casa. E, apesar da excitação que pode provocar uma viagem aérea, viajar para longe de ônibus ou de carro pode compensar muito mais que voar.

FIQUE PERTO DE CASA

É difícil pensar numa forma menos relaxante de começar as férias do que passar horas em um aeroporto e depois ficar espremido em um vôo longo, de maneira que evito isso sempre que possível.

Felizmente, o Reino Unido tem tudo de que preciso para a grande maioria das minhas férias, desde o litoral marítimo mais fantástico do mundo até montanhas e colinas com uma altura adequada para escalar sem precisar de acessórios. Imagine quem mora num país tropical com praias e montanhas…

O Reino Unido também está cheio de história e tem mais sítios classificados como Patrimônio Mundial da Humanidade do que os Estados Unidos.

As férias perfeitas variam de acordo com as pessoas, mas você pode se surpreender com o que vai desfrutar.

Cada lugar tem suas próprias atrações, sua linda geografia, sua própria história e uma infinidade de destinos incríveis para as férias, portanto não os menospreze!

A maior parte da privilegiada população do Brasil vive perto de um dos mais fantásticos litorais do planeta. Poucas centenas de quilômetros para o interior há um pouco de tudo: história e pré-história, como na região das Missões do Rio Grande do Sul, nas cidades históricas de Minas Gerais e nas grutas com pinturas rupestres da Bahia e do Piauí; montanhas, rios, trilhas e muitas cachoeiras; uma incrível variedade de biomas, da Amazônia ao Pampa, do Pantanal à Caatinga e da Mata Atlântica ao Cerrado.

Fonte: Folha OnLine


Um comentário:

Luis Corvini Filho disse...

E a equipe do BIOSFERA trabalha por você: aproveite nossa dica, pois estamos preparando nesse feriado novidades. Não saia daí!