Filme mostra bioenergia como
fator importante à sustentabilidade
por Thiago Toledo
Uma discussão sobre os biocombustiveis. É isso o que mostra Duto Sperry em seu documentário, Zugzwang. No filme o diretor colhe depoimentos de importantes autoridades nacionais e internacionais na busca de um maior entendimento sobre os problemas ambientais atuais e como utilizar fontes de energia limpa.
As vantagens das fontes de energia renováveis são ressaltadas, mostrando aspectos que fortalecem uma sociedade mais justa e com um melhor desenvolvimento. Como contraponto, também é retratado o problema na produção de alimentos.
Com imagens de todo o mundo o filme é um alerta envolvente. Estão entre os entrevistados: Thomas Lovejoy, presidente da Heinz Foundation Washington/EUA; José Goldemberg, físico do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, São Paulo/Brasil; Ignacy Sachs, economista e sociólogo, professor emérito da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, Paris/França; Carlos Nobre, climatologista do INPE e conselheiro do Planeta Sustentável, São José do Rio Preto/Brasil; Rajendra Pachauri, Prêmio Nobel da Paz e presidente do IPCC, Nova Dehli/Índia; Clayton Lino, presidente do Conselho Nacional da Biosfera da mata Atlântica, São Paulo/Brasil; Koya Nishikawa, secretário do Parlamento do Ministério da Economia de Tóquio/Japão e Vandana Shiva, ambientalista e filósofa de Nova Dehli/Índia.
O diretor
Duto Sperry é documentarista desde 1999, quando fez a série “Retratos do Brasil”, distribuída na rede escolar do Brasil e da Europa. Também dirigiu “O Brasil dos meus olhos”, “Sistema Prisional do Estado de São Paulo” e Precisa-se”, sobre o trabalho irregular na indústria têxtil.
Abaixo você pode conferir um compacto de 15 minutos deste importante documentário
Um comentário:
Sem querer ser chato. Eu achei um baita de um vídeo. No youtube é possível assisti-lo na integra. Esta dividido em várias partes.
Mas reitero. Assistem o compacto com atenção. Tem frases incríveis.
Abraço a todos.
Postar um comentário