terça-feira, 15 de dezembro de 2009

BIOSFERA - Especial COP15

Relatos "inside" Copenhague



Vista do Bella Center, em Copenhague


por Luis Corvini Filho


Desanimador. Essa foi a opinião que Renata Hortência Sales, a única bolsista brasileira patrocinada pela COP15 (que concedeu entrevista para o  BIOSFERA aqui),  resumiu os acontecimentos da Reunião do Clima em Copenhague. Ela teve a oportunidade de acompanhar algumas movimentações dentro do Bella Center, observando até mesmo a delegação brasileira.

Segundo Renata, a decepção se dá pelo fato do grande apelo comercial de Copenhague, já que ONGs, representantes de países e grupos diversos tentam cada um mostrar mais a cara que os outros, com protestos espalhafatosos e erráticos.

Renata também notou uma discrepância entre fala e ação: "A quantidade de papel distribuído por lá é absurdo! E ao mesmo tempo, fala-se de desmatamento na Amazônia e em outras florestas tropicais".

Por fim, Renata critica a delegação brasileira. Segundo ela, tudo que foi apresentado, tirando uma coisa ou outra, estava somente em português. Ela até se referiu a uma coletiva de imprensa, onde perguntas e respostas estavam sendo feitas apenas em português. Uma jornalista estrangeira até se pronuncia, alegando que não estava compreendendo nada. E, como se ela nem tivesse se manifestado, as respostas continuaram em nossa língua materna.

Enfim, resta torcer para que o "show" se transforme, em algum momento, em uma realidade palpável, esboçando ao menos uma esperança, esperada por todos no planeta.

Nenhum comentário: