sábado, 19 de dezembro de 2009

BIOSFERA - Especial COP15

COP 15 fracassa e escancara show de incopetência

por Thiago Toledo


Foi um vexame. Um fracasso. Depois de dois anos de negociações, baseado nas recomendações do IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, as mais de 190 nações que estavam em Copenhague, na Dinamarca, não chegaram a um acordo decente sobre os cortes de CO².


O documento que foi redigido às pressas nesta madrugada (e que você pode conferir mais abaixo), não possui grandes avanços. É uma declaração de intenções que não chega a três páginas. Não tem metas. Diz que as nações ricas se comprometem a direcionar US$ 30 bilhões nos próximos três anos para ajudar nações pobres a lidar com as alterações climáticas. Quanto a admissão por parte dos países (de que não se deve elevar a temperatura em 2°C neste século) ainda é um aspecto que gera controvérsias e acaba se tornando frágil.




Outros detalhes ainda serão elaborados até o mês que vem. Principalmente por causa dos Estados Unidos e China. Objetivos de longo prazo, até 2050, não foram mencionados. Até lá algumas ilhas que já sofrem com o aquecimento global devem desaparecer.

É um acordo que não apresenta nada de novo em termos substanciais. É um escândalo de incompetência. Tanto que pela parte do Brasil, quem negociou o tratado foi o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, quando quem deveria ter feito isso seria o chefe do Itamaraty, que é treinado para isso.

Escândalo também foi a delegação de 700 pessoas que o Brasil levou na COP 15. A segunda nação mais numerosa foi a China, com cerca de 200 pessoas. Fora a incompetência da organização do evento, que culminou na renúncia de Connie Hedegaard, presidente da COP 15, dando seu lugar ao primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen e os muitos ataques de violência contra manifestantes por parte da polícia.


Enquanto isso alguns escandalosos dizem o que pensam sobre a cúpula:

“Se o clima fosse um banco já estaria salvo”. Hugo Chavez, presidente da Venezuela

“O aquecimento global mata mais que o terrorismo”. Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã.

Depois dessa, parei.


E você? O que tem a dizer sobre a Conferência do Clima.


Abaixo o documento final da COP 15.


Acordo de Copenhangue

Um comentário:

Malouh Gualberto disse...

Muito interessante seu trabalho .fazemos um trabalho também pela preservação e convido vcs a conhecerem e quem sabe criarmos uma parceria. Estou no www.ecofotografias.com
trabalho mostrando a natureza preservada e sugerindo que outros o façam pois nunca se viu matarmos uma diva.Esta semana esntramos no ar com a campanha oferendas responsáveis e sustentáveis que se me enviar seu mail envio .
Abraços Malouh Gualberto
malouhg@gmail.com