sexta-feira, 27 de novembro de 2009

BIOSFERA - Combate a aviação

Campanha faz chuva de urso polar, para combater expansão da aviação

por Thiago Toledo

“Um médio voo europeu produz mais de 400 kg de gases de efeito estufa por passageiro, que é o peso de um urso polar adulto”. As palavras são da nova campanha contra o aquecimento global, na qual mostra mais do que a triste realidade destes animais, que sofrem por causa do derretimento das geleiras. Mostra principalmente, o perigo causado pelo transporte aéreo quando o assunto é clima.

O vídeo produzido pela rede que combate a expansão da aviação, a PlaneStupid, faz um alerta sobre as emissões provocadas por este tipo de transporte, que só tem crescido nos últimos anos.

Segundo os organizadores da PlaneStupid, e o que podemos observar abaixo, é que o aquecimento global não afetará somente os ursos polares, mas sim a todos nós, no momento em que o nível do mar chegar em nossas cidades.

O vídeo abaixo foi escrito pela agencia Mother e produzido pela companhia Rattling Stick. A direção é de Daniel Kleinman.

Vale a pena conferir.






É importante deixar claro que ainda não há transportes alternativos que substituem o uso dos aviões para determinados tipos de serviços. Além de ser considerado um dos mais seguros do mundo. Evidentemente que a poluição provocada pelos aviões é preocupante, no entanto, não existem combustíveis limpos para o seu uso e a realidade mostra que tampouco eles vão deixar de ser usados. Acredito que não devemos deixar de usar este transporte, mas sim, que a sociedade entenda suas consequências e use menos se assim puder.

Nenhum comentário: