terça-feira, 10 de novembro de 2009

BIOSFERA - Polêmica em palestra

Em palestra, jornalista diz que imprensa ignora Amazônia


por Thiago Toledo

Recentemente aconteceu em São Paulo o MediaOn 2009 - 3º Seminário Internacional de Jornalismo Online. Lá, jornalistas, blogueiros e twitteiros de destaque puderam expor o que pensam sobre a mídia on-line, além de contar sobre suas experiências. Em um dos dias do evento, estavam a jornalista Camilla Menezes, filha do técnico Mano Menezes, Danilo Gentili, repórter do CQC, e o acreano Altino Machado, ex-repórter dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil e que atualmente possui dois blogs que tratam da Amazônia, além de twitter.

Na palestra, além de falar sobre as riquezas da região, fez questão de mostrar a fragilidade da imprensa no que diz respeito à região amazônica.

Criticou pesadamente os veículos de comunicação, disse que “a região segue ignorada pela mídia”, e que ainda há preconceito em relação ao local e aos seus habitantes.

Um dos exemplos que citou foi da cobertura do assassinato do seringueiro e ativista ambiental Chico Mendes. Segundo Altino, após a reportagem enviada ao Estado de S.Paulo, nenhuma linha foi dada e o ocorrido só ganhou destaque quando o The New York Times escreveu sobre o fato.

Para ele, hoje a Amazônia ainda só é mostrada esporadicamente, quando há catástrofes. Enquanto isso “a imprensa ignora violações a direitos humanos, crimes ambientais, corrupção e sonhos e fracassos impostos pela política”, diz.

Abaixo os links dos blogs e os vídeos da palestra de Altino Machado. Vale a pena conferir.

http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/

http://altino.blogspot.com/






Nenhum comentário: