Vem aí o verão; hora de cuidar da dengue
por Diego Geraldo
Não sei no restante do Brasil, mas aqui no Sudeste o calor anda insuportável esses dias. E logo vem aí o verão e não custa nada lembrar que no calor sobem os casos de dengue no Brasil. Portanto, a velha dica mais uma vez é válida: não deixe água parada.
Lembrando que o mosquito não voa muito longe, portanto, o mosquito de sua casa, muito provavelmente nasceu, no máximo, no seu quarteirão.
No primeiro semestre desta ano tivemos uma boa notícia, os casos 46,3% nas primeiras 30 semanas do ano, comparado com 2008. Foram 406.883 casos, um número alto se considerarmos que a doença já foi erradicada do país no começo do século.
O nosso pior ano foi 2001, com quase 800 mil casos no ano. Mas não podemos nos esquecer que cidades ainda passam por epidemias, como é o caso de Salvador.
Doença
A dengue se manifesta da seguinte maneira:
Depois que um mosquito contaminado com a doença (ou seja, que já picou uma pessoa doente) pica, demora de 3 a 15 dias para os sintomas aparecerem. Podem ser febre alta, dor de cabeça na região dos olhos, dores nas articulações e nos músculos, além de muito cansaço. Também pode haver náuseas, falta de apetite, dor abdominal, diarréia e dor abdominal.
Não se auto-medique caso suspeite, alguns remédios podem piorar a situação e procure um médico.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário