quinta-feira, 5 de novembro de 2009

BIOSFERA Saúde

Vem aí o verão; hora de cuidar da dengue

por Diego Geraldo

Não sei no restante do Brasil, mas aqui no Sudeste o calor anda insuportável esses dias. E logo vem aí o verão e não custa nada lembrar que no calor sobem os casos de dengue no Brasil. Portanto, a velha dica mais uma vez é válida: não deixe água parada.

Lembrando que o mosquito não voa muito longe, portanto, o mosquito de sua casa, muito provavelmente nasceu, no máximo, no seu quarteirão.

No primeiro semestre desta ano tivemos uma boa notícia, os casos 46,3% nas primeiras 30 semanas do ano, comparado com 2008. Foram 406.883 casos, um número alto se considerarmos que a doença já foi erradicada do país no começo do século.

O nosso pior ano foi 2001, com quase 800 mil casos no ano. Mas não podemos nos esquecer que cidades ainda passam por epidemias, como é o caso de Salvador.

Doença
A dengue se manifesta da seguinte maneira:

Depois que um mosquito contaminado com a doença (ou seja, que já picou uma pessoa doente) pica, demora de 3 a 15 dias para os sintomas aparecerem. Podem ser febre alta, dor de cabeça na região dos olhos, dores nas articulações e nos músculos, além de muito cansaço. Também pode haver náuseas, falta de apetite, dor abdominal, diarréia e dor abdominal.

Não se auto-medique caso suspeite, alguns remédios podem piorar a situação e procure um médico.

Nenhum comentário: