sexta-feira, 13 de novembro de 2009

BIOSFERA Copenhague

Brasil tem meta voluntária reduzir emissões de gases em até 38,9%

por Diego Geraldo

Foi anunciado nesta tarde a meta voluntária que o Brasil levará Convenção do Clima, em Copenhague, em dezembro. O governo assumiu o compromisso público de reduzir as emissões de gás-estufa entre 36,1% a 38,9% até 2020. Este valor leva em conta a expectativa dos lançamentos que o Brasil teria em 2020 caso medidas não sejam tomadas.

A ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff se encarregou do anuncio, na cerimonia que contou com a presença do presidente Luíz Inácio Lula da Silva e do ministro do meio-ambiente Carlos Minc. Dilma fez questão de lembrar que a meta brasileira é voluntária, diferentemente dos países desenvolvidos que deveriam apresentar um compromisso de metas obrigatório.

Segundo a proposta, as reduções provenientes do desmatamento diminuiriam 24,7%; a agropecuária reduziria de 4,9% a 6,1%; energia de 6,1% a 7,7%; e "outros" setores, em especial a siderurgia, de 0,3% a 0,4%. Dilma explicou que o governo agora irá estudar como levantar verbas para as ações, financiamento que pode vir dos cofres da União, da iniciativa privada, organismos internacionais e governos estaduais que quiserem participar.

Um cálculo apresentado pela jornal "O Estado de S. Paulo" aponta que uma redução de 40%, até 2020, resulta em uma redução de 19% das atuais emissões brasileiras. Nos EUA, o presidente Obama apresentou ao Congresso uma meta de redução de 20% em relação às emissões atuais do país, considerada tímida por ambientalistas. Vale destacar que a proposta norte-americana não prevê necessariamente medidas para reduzir as emissões, e sim de compra de créditos de carbono e que as emissões brasileiras são inferiores às norte-americanas.

Não existe dado oficial sobre as emissões atuais no Brasil, mas em 2005 um estudo da USP mostrou que nossas emissões foram de 2 bilhões de toneladas. A maior parte deste número vem do desmatamento. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil estará emitindo 1,62 bilhão de toneladas de gases em 2020 com as ações e, sem as metas, seriam de 2,7 bilhões de toneladas emitidas. (Foto: Agência Brasil)

Nenhum comentário: