sexta-feira, 6 de novembro de 2009

BIOSFERA Ranking

Relatório aponta Brasil como o 6º mais eficiente no combate ao aquecimento

por Diego Geraldo

Uma lista entitulada "O melhor e o pior das políticas climáticas e da recuperação economica", feitas pelas Ongs WWF e E3G avaliou 100 programas para combater o aquecimento global nos países do G-20. As ações brasileiras para reduzir o desmatamento na Amazônia mereceram a 6ª colocação no ranking. A primeira posição foi do governo alemão, com o projeto de "eficiência energética em edifícios".

O relatório avaliou o "Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal" do governo brasileiro, e a criação de áreas protegidas. Entre 2003 e 2008, foram criadas 148 unidades de conservação, protegendo 640.000 km2, duas vezes e meia a área do estado de São Paulo.

"Este relatório mostra que os governos que aplicam medidas para combater a mudança climática terão êxito e ocuparão uma posição de liderança", disse Kim Carstensen, diretor da iniciativa global das alterações climáticas da WWF.

Vale destacar que, entre 2004 e 2007, o desmatamento diminuiu 59% na região amazônica. Um dos principais pontos do projeto é mostrar que ações que protegem o meio ambiente também podem gerar dinheiro.

“Conservar as florestas protege a biodiversidade, assegura os serviços ambientais e a qualidade de vida dos povos da floresta, além de contribuir para o clima do planeta e trazer benefícios para a nossa economia”, explicou Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.

Nenhum comentário: